segunda-feira, 18 de junho de 2007

AMOR SEM LIMITES

Não há idade para o sexo, homens e mulheres saudáveis podem se manter sexualmente ativos por toda a vida. Segundo os especialistas, o preconceito e a falta de informação atrapalham o desenvolvimento da sexualidade na terceira idade. Há mudanças físicas, sim, mas elas não são as responsáveis pelo fim da intimidade entre o casal. Segundo o sexólogo Marco Antônio de Vilhena, as principais barreiras são de caráter sociocultural, e surgem com a idéia de que o sexo é privilégio dos mais jovens e que não pode fazer parte da idade madura.



http://www.serasa.com.br/guiaidoso/75.htm



A função sexual envolve processos biológicos básicos que se iniciam desde a infância, prosseguem na maturidade e continuam por toda a vida, variando de acordo com valores culturais, conceitos de masculinidade e de feminilidade e tabus sobre comportamento sexual. Aspectos psicológicos e emocionais também afetam de maneira acentuada o comportamento sexual dos indivíduos.

Para algumas mulheres, a menopausa é um período de problemas psicológicos em que o fato de não poder mais gerar filhos propicia sentimento de desvalorização pessoal. Outras mulheres, entretanto, descobrem a sensação de liberdade nesta fase. Já os homens não sofrem com a diminuição da fertilidade tão bruscamente, visto que alguns deles têm filhos depois dos setenta, oitenta anos. Mas o homem pode experimentar crises emocionais que se refletem no seu vigor sexual. O homem idoso não perde a sua função sexual, a idéia de uma terceira idade assexuada é um mito.

Com o avanço da idade há uma tendência à diminuição na freqüência das relações sexuais. Segundo a ginecologista Adriana Kano, após a menopausa a mulher pode apresentar problemas sexuais, como a diminuição da libido, falta de orgasmo, diminuição da lubrificação da vagina e dor durante a relação sexual. “ Esses distúrbio podem ser corrigidos ou amenizados com o uso de medicação apropriada”, explica a médica. Ela afirma, também, que o homem pode apresentar impotência devido a problemas circulatórios e à diminuição da sensibilidade na região do pênis, mas na grande maioria das vezes a impotência se deve a fatores emocionais. A utilização de determinados medicamentos, como anti-hipertensivos, tranqüilizantes, álcool e fumo também podem diminuir a potência sexual.


http://static.flickr.com/28/61571415_e7cb13f7e6.jpg

Os aspectos psicológicos decorrentes de alguma doença são aspectos que também levam à impotência. A velhice pode constituir por si só uma causa da impotência e pode gerar depressão, ansiedade e angústia. A impotência atinge profundamente o homem gerando baixa auto-estima e infelicidade. Toda situação de impotência deve ser avaliada clinicamente, com destaque para aspectos circulatórios e urológicos. Os cuidados psicológicos são fundamentais e devem estar sempre presentes.

Tanto o homem quanto a mulher continuam a apreciar as relações sexuais durante a terceira idade.As alterações que ocorrem na mulher, como a secura da vagina, ou no homem, como a diminuição no tempo de ereção ou a diminuição da fase de excitação para ambos, não são fatores que chegam a prejudicar o prazer sexual. O prazer sexual é determinado principalmente por uma boa adaptação sexual. A atividade sexual em qualquer idade é demonstração de um estado de boa saúde tanto física como mental. É claro que as necessidades sexuais do idoso são diferentes das do jovem, pois as pessoas mais velhas vivem outro momento da vida, prezam mais a intimidade com seu companheiro ou companheira do que, por exemplo, a freqüência das relações sexuais.

O sexo entre pessoas mais velhas é muito natural e importantíssimo para manter a qualidade de vida. Não há contra-indicações. “Além da satisfação física, o sexo na terceira idade reafirma a identidade de cada parceiro, demonstrando que cada pessoa é valiosa para a outra. O sexo é acompanhado de valores muito importantes para o idoso, como a intimidade, a sensação de aconchego, o afeto, o carinho e o amor”, afirma a Drª Adriana.

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

Anônimo disse...

Amiable brief and this post helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.

Anônimo disse...

Geile Teens ab 18 live vor der eigenen sexcam.
Willst du es ihnen besorgen? Melde dich jetzt unverbindlich an und du bekommst sofort 50 Coins für die live cams gratis!
Geniesse geile [b][url=http://free-teen.org]Teen Sexcams[/url][/b]. Gerade erst 18 und schon so geil.

[url=http://truck-site.szunyi.com/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=12631]Live Teens[/url]
[url=http://diak.katolikuskeri.hu/forum/viewthread.php?thread_id=193356]Teen Tube[/url]
[url=http://rg3fanbase.org/memberlist.php?mode=viewprofile&u=11198]Teen Dating[/url]

[url=http://mnaasged.com/forum/member.php?action=profile&uid=11411]FreeTeen[/url]
[url=http://ts.create-it.ro/forum/index.php?topic=149.new#new]Teen Dating[/url]
[url=http://www.ena.com/ena-live-forum/member.php?action=profile&uid=4671]Teen Dating[/url]

http://themelike.info/user/FreeTeens/ http://allergi.tinawestergaard.dk/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=32530 http://workonstage.com/phpbb/memberlist.php?mode=viewprofile&u=169459 sexcam[/url]

Anônimo disse...

Gostaria de aproveitar para fazer algumas recomendações de livros e filmes. A bibliografia foi retirada do site www.profheliocouto.com.br、
O livro, top em matéria de relacionamentos, se chama: “Por que amamos de autoria de Helen Fisher”.
O livro, referência no assunto Mecânica Quântica”, denomina-se “O UNIVERSO CONSCIENTE de AMIT GOSWAMI, editora Aleph”. Trata da mecânica do universo, ou seja, ajuda a entender como os fenômenos funcionam.
Outro livro bem interessante “O caminho Infinito" de autoria de Joel Goldsmith”. Trata da espitualidade no mais alto nível de consciência.
Um filme que ajuda a entender a importância deste assunto é: “QUEM SOMOS NÓS”, o qual pode ser encontrado no site: www.youtube.com.br
Todos os livros podem ser encontrado nas principais livrarias e também no site: www.estantevirtual.com.br, que sai mais em conta.
Estes livros ajudarão qualquer pessoa a ampliar o nível de consciência. A realidade、 é nós que a criamos e, assim, não há espaço para lamentações ou ressentimentos, pois somos os gestores dos acontecimentos da vida.