segunda-feira, 2 de abril de 2007

ATRAIÇOAR; ENGANAR POR TRAIÇÃO; FALSEAR; SER INFIEL A; DENUNCIAR; REVELAR;NÃO CUMPRIR

"O marido é sempre o último a saber / Mulher que a dois ama, a ambos engana/ Cavalo peado também come / Homem não é pipoca, mas dá seus pulinhos/ Traição ignorada não é sentida/ Desconfiança de traição compromete a relação/ É melhor ser feliz do que saber a verdade/ Ama-se a traição, aborrece-se ao traidor "

Quem nunca passou por uma traição?
Diversos fatores levam a mulher a trair: o desgaste do relacionamento, solidão, problemas financeiros, dificuldade de ter com o parceiro o mesmo prazer que encontra em uma relação extraconjugal, baixa auto-estima e/ou sensação de insignificância.
Em relação à infidelidade a visão do homem e da mulher é muito diferente, pois o homem imagina que traiu quando leva outra para cama. Já a mulher, como é mais emotiva, sente que traiu quando se envolve afetivamente, mesmo sem nenhuma aproximação física. Na maioria das vezes, enquanto o homem procura sexo no relacionamento extraconjugal, a mulher parte em busca de romance, fantasias e sensualidade.
As mulheres sempre culpam os homens e estes, por sua vez, afirmam que elas também traem, mas são dissimuladas. Que há traição entre muitos casais, não se pode negar. Fica então a dúvida: quem trai mais? O homem ou a mulher?
Para a psicóloga Mariagrazia Marini, a maioria dos homens é infiel enquanto as mulheres levam o relacionamento mais a sério. Segundo uma pesquisa realizada por ela, 47% das mulheres e 60% dos homens são infiéis. Outros psiquiatras também chegaram a resultados semelhantes.
De modo geral, homens e mulheres enfrentam a traição de maneiras diferentes. Os homens alegam que traem por se sentirem atraídos sexualmente e porque as ocasiões lhes foram favoráveis. Poucas vezes têm a ver com amor ou envolvimento afetivo. Já as mulheres, citam decepção, desamor, falta de respeito e raiva do parceiro como as principais justificativas.
A maioria das traições ocorre nos primeiros quatro anos de casamento. E de acordo com as mesmas pesquisas, cerca de 30% dos traídos terminaram a relação. O resultado revela que a maioria absoluta de homens e mulheres procura esquecer o que passou.

Soneto de Fidelidade
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Vinícius de Morais




Apesar das diferenças, a insatisfação sexual é um motivo comum a ambos. Pesquisas revelam que as mulheres gostariam que o sexo fosse mais prazeroso e reclamam que falta erotismo e imaginação ao parceiro. "E as mais jovens encaram como saída para quebrar a rotina. Elas também buscam mais amor. Traem quando se sentem sozinhas e quando acham que o parceiro não lhes dá valor”, acrescenta Marcia.

As mulheres demonstram maior sensibilidade e costumam sofrer mais ao serem traídas. “Elas ficam com a sensação de que estão a vivendo uma irrealidade. Podem até sofrer alguns mecanismos de despersonalização e de descontextualização – aquilo não lhes está a acontecer – e podem visualizar todo o seu mal-estar como qualquer coisa de exterior a eles próprios. Porque quando se ama confia-se e quando se confia não se está à espera de uma situação destas”, analisa a psicóloga.

Marcia explica que a falta de diálogo é um dos principais fatores que levam à infidelidade. “Quem trai transfere essa comunicação para uma terceira pessoa, usando-a como alicerce de uma relação que não vai bem, optando, aparentemente, por uma saída mais fácil. Excluem, por vários motivos, a possibilidade de crescer com o seu parceiro e passam a acreditar que só encontrarão o que precisam fora do casamento.”, completa.
Já passei por isso...

Fui traída e não perdoei

Carolina Fernandes* é uma jovem bonita, do tipo que chama atenção por onde passa. Namorou Rafael* por seis anos e assegura que sempre foi fiel a ele. Aliás, Carolina é do tipo de mulher que abomina infidelidade e não faria nada que fosse contra seus princípios:

- Sem essa de que o homem trai por tesão e a mulher por um motivo. Não acho justo você justificar um erro seu com um deslize do outro. – diz Carolina.

Porém, nem a mais correta das mulheres está livre dos deslizes alheios. Há cerca de dois meses, Carolina descobriu que seu amado Rafael a estava traindo com uma amiga. – Amiga não – retruca Carolina – isso não é atitude de amiga!

E mesmo com os pedidos de perdão, as flores, o carro de som e as juras de amor eterno, Carolina decidiu terminar o relacionamento: – Não conseguiria confiar nele nunca mais.


Fui traída e perdoei

Bruna Amorim* admite com orgulho que foi traída mais de uma vez: - O que os olhos não vêem, o coração não sente! Sou uma traída assumida – diz entre gargalhadas.

Poucas não as mulheres que assumem e aceitam que seus companheiros as traem tão tranqüilamente. Bruna diz que seu marido, com quem é casada há doze anos, costumava traí-la quando ainda eram namorados: - Ele me deixava em casa mais cedo e saía com os amigos. Como tínhamos amigos em comum, eu sempre sabia o que ele estava fazendo. E nem sempre ele se contentava com as cervejinhas.

Mas o que leva Bruna a perdoar as escapadas do marido? Ela assegura que ele a ama, e confia que, no final das noites, ele sempre voltará pra casa.

- Depois de doze anos sabendo que ele me trai, me acostumei com a situação. Eu acredito que ele me ama de verdade, e por isso aceito que ele seja infiel. Homens têm necessidades maiores que nós mulheres. E, afinal de contas, homem é produto em falta no mercado.


Já traí e não me arrependo

Juliana Rodrigues* namorou quatro anos com Fred* e durante esse tempo confessa que saiu com outros garotos:

- Traí mesmo, homens sempre traem, não tem jeito ou a gente age ou é traída. Juliana manteve um relacionamento com Pedro* ao mesmo tempo em que namorava Fred, e o “outro” sabia que ela tinha um oficial e aceitava.

Ela diz que não se arrepende de ter feito nada, não se sente culpada e nem se critica. Hoje ela ‘fica’ com dois ao mesmo tempo: - Não namoro porque eles não querem, e não pretendo abandonar caso um deles decida assumir o namoro.
* os nomes foram alterados para manter a privacidade dos entrevistados

8 comentários:

Unknown disse...

Alguns depoimentos sao surpreendentes, outros um tanto lugar-comum, mas nao por isso menos estarrecedores. A mulher que se contenta com a traiçao contínua do marido acho que pode oscilar entre dois extremos: ou uma carência desmedida que a faz aceitar e se satisfazer com migalhas, de forma que ela nao se sinta mais passando fome e vá levando a vida com aquele homem, já que "homem é escasso no mercado"; ou ela tem algum super-complexo de segurança inabalável, e talvez viva numa situaçao em que ela ama tanto a si mesma que chega a ser capaz de aceitar as constantes traiçoes do marido, já que ele, nesse caso, ocuparia uma funçao secundária e menor que a dela mesma.

Unknown disse...

Sempre tive -e ainda tenho- uma postura bem clara e aberta em relaçao a "traiçao". Para mim existe uma grande e total diferença entre "infidelidade conjugal" e "traição de confiança". Sempre deixei isso muito muito claro no meu relacionamento, mas, infelizmente, (por imaturidade, burrice, mal-caratismo, sei lá) fui traído. De uma maneira terrivel. Alem de estarmos na melhor fase que o namoro ja teve, a questao da traiçao veio junto com mentiras, dissimulaçoes, valores estruturais do relacionamento foram postos em risco...
Já fui traído e perdoei. Perdoei, sim. Ainda assim, tenho que reconhecer que perdoar nao é o mesmo que esquecer ou fingir que nunca aconteceu. Certas coisas que nos acontecem deixam marcas que, sim, podem e vão cicatrizar, mas ainda assim podem nunca ser completamente esquecidas. Eu nunca esqueci, mas isso nao acabou comigo. Levou um pedaço imporante, talvez. Mas tambem me fez ver que talvez tudo o que eu estivesse oferecendo fosse demais para aquela única e mesma pessoa, que, sem saber lidar com isso, foi tentar provar sua vaidade em outros campos.
Por fim, reconheço: as coisas nunca mais foram as mesmas. Nem poderiam, já que um acordo claro e simples havia sido vergonhosamente quebrado.

Anônimo disse...

Eu fui traída enquanto casada e perdoei. Tinha um bebê e acabei permanecendo num casamento que 6 anos depois acabou. Foi melhor. Agora namoro um cara mais novo e sempre tivemos uma relação boa, feliz, de muito companheirismo. Numa semana longe, depois de uma briga idiota, ele me traiu. Fiquei machucada sem entender nada. Afinal, pelo menos para mim, nossa relação era muito boa em todos os sentidos. Mas homem trai por trair, por um tesão, porque a mulher é bonita, porque, porque...e nós, mulheres respeitamos porque amamos. Então, cheguei a conclusao. Mulher não trai, se vinga. E foi o que fiz. Saí com um ex amor que vive atrás de mim. Tivemos uma noite maravilhosa e hoje, olho pra cabecinha desse tonto e enxergo o mesmo chifre que ele colocou em mim. Mas sabe...nem remorso senti. E também não larguei. Amanhã, se acabar, pelo menos saio com a sensação de que não fui a perfeita idiota que ele achou que eu fosse. Ele sim...então mulheres...dêem o troco. Mas com coisa mulher melhor!

Anônimo disse...

evellyn: fui traida e esta sendo muito dificil de perdoa-lo ja nao sei mais o que fazer toda vez me encontro lembrando do momento em que descobri tudo...o pior de tudo é que nos nos casamos a menos de um ano o que fazer

Anônimo disse...

Por que nao:)

Anônimo disse...

UM HOMEM CUJO O NOME É GILMAR CARESSATO!!!
FAZ AMIZADES COM AS MULHERES CARENTES E SE DIZ SEPARADO OS FILHOS SÃO CONIVENTES COM ELE CHEGAM A LIGAR PRA FALAR COM A GENTE!!!!NOS LEVA EM SUA CASA EM SERRANA TE APRESENTA PROS PARENTES
E DEPOIS TE EXCLUI DE TUDO!!!SEM DAR SATISFAÇÃO!!!!
PEDE DESCULPA E DIZ Q NAUM CONSEGUE PARAR DE FAZER ISSO COM AS MULHERES!!!!!

Anônimo disse...

sou casada há 7 anos e descobri q meu marido estava me traindo.fiquei com ódio rolou o maior estresse. não perdoei mas continuo com ele. hoje ele diz ser fiel mas não confio mais nele. depois de um tempo começei um relacionamento extra conjugal pela internet er estou apaixonada por ele. sinto -me vingada. nunca tinha trído ele e não procurei por isso. simplesmente aconteçau.

Anônimo disse...

Sempre defendi a fidelidade no relacionamento. Mas um dia, um rapaz bem mais novo do que com o qual tinha uma afinidade/amizade legal se declarou atraído sexualmente por mim, também me sentia atraída por ele, mas levava mais no sentido da fantasia, pois não pensava em trair o meu marido. Porém o rapaz insistia, e, talvez por carência e curiosidade, pois até então tinha tido só um parceiro sexual, cedi. Era para ter sido só uma vez, mas acabou acontecendo mais vezes. Resumo: Complexo de culpa por um bom tempo, amizade com rapaz não existe mais, pois passou a me tratar como um objeto sexual e caí fora, satisfiz uma curiosidade,mas analisando, não valeu a pena. Pretendo nunca mais cair na mesma armadilha